Conversas de Sofá
Surgiu para discussão, num dos muitos serões de televisão e sofá, o porquê da distribuição das letras nos teclados dos nossos computadores.
A justificação dada por alguém muito bem informado sobre os mais diversos assuntos da actualidade e não só, foi que os teclados denominados "QWERTY" tinham sido inventados, qual conspiração secreta, para que as teclas não se gastassem tanto.
Eu desconfiei logo... porque acredito que o teclado que utilizamos no nosso dia-a-dia foi pensado e organizado para tornar mais pratica a escrita em computadores. As teclas foram distribuídas com o intuito de se escrever a duas mãos, posicionando-se letras mais utilizadas em lugares diferentes. Um dos grandes desafios da indústria informática tem sido aproximar as componentes informáticas aos consumidores, tornando-as mais friendly use. Porque não também esta a justificação para a criação do teclado QWERTY?
Fui pesquisar e aqui fica alguma informação que retirei da Internet:
“QWERTY é o layout de teclados actualmente mais utilizado em computadores e máquinas de escrever. O nome vem das primeiras 6 letras "QWERTY". De fato, o design foi patenteado por Christopher Sholes em 1868 e vendido à Remington em 1873, quando foi visto pela primeira vez em máquinas de escrever.
Nesse layout, os pares de letras utilizados com maior frequência na língua inglesa foram separados em metades opostas do teclado, numa tentativa de evitar o travamento do mecanismo das rudimentares máquinas do século XIX. Ao alternar o uso das teclas, o arranjo impedia o travamento de teclas nas antigas máquinas de escrever: enquanto uma mão acerta uma tecla, a outra localiza a tecla seguinte.
Em equipamentos modernos, insensíveis à velocidade de digitação, a eficiência desse layout é duvidosa, e outros padrões foram propostos, como o Dvorak, mas nunca atingiram a popularidade do QWERTY."
"The arrangement of characters on a QWERTY keyboard was designed in 1868 by Christopher Sholes, the inventor of the typewriter. According to popular myth, Sholes arranged the keys in their odd fashion to prevent jamming on mechanical typewriters by separating commonly used letter combinations. However, there is no evidence to support this assertion, except that the arrangement does, in fact, inhibit fast typing.
With the emergence of ball-head electric typewriters and computer keyboards, on which jamming is not an issue, new keyboards designed for speed typing have been invented. The best-known is called a Dvorak keyboard. Despite their more rational designs, these new keyboards have not received wide acceptance. "
Qual meu espanto, quando percebo que afinal tudo ainda remonta às maquinas de escrever, quais antiguidades para nós e dinossauros para os nossos netos... Recordo a minha primeira máquina de escrever que recebi num Natal há muitos anos atrás, e que fez as delicias da minha infância! O que eu adorava a minha máquina de escrever cinzenta!
A tecnologia evoluiu, as máquinas modernizaram-se, mas as teclas mantêm a sua posição original... Os hábitos criados e enraizados são por vezes mais fortes que os avanços tecnológicos!
Espero que não troquem a ordem do meu teclado nos próximos tempos, senão este post demoraria muito mais tempo a escrever...
