Aventuras e desventuras, experiências intensas, opiniões irrealistas, ideias megalómanas, para dar largas á imaginação... Enjoy..

Sunday, June 24, 2007

Kärlek

Há dias assim,
duma infinita certeza,
que o futuro será bom,
mesmo que longínquo...

E ouve-se uma música de fundo,
uma banda sonora dum filme triste.
E sentimos saudades,
vagueamos no pensamento.

Quem me dera dançar assim para sempre...

Sunday, June 10, 2007

Estocolmo de Inverno




Não é certamente a capital europeia que coloquemos na nossa lista de viagens prioritárias, no entanto, surge como uma boa surpresa para alguém que como eu, tem destino marcado com esta cidade, num dia gélido de Inverno Nórdico.

A Suécia é uma país com uma dimensão cinco vezes maior que Portugal e tem um pouco menos habitantes que o meu país. Há partida são mais recursos para uma mesma população, mas são também, recursos melhor distribuídos.

A neve, a escuridão, o frio seco, ao longo de pelo menos cinco longos meses, só são suportáveis pelo conforto das casas, pelas pequenas luzes cintilantes em todas as janelas, pela esperança de quem acredita que o Verão será óptimo.

O caminhar no silêncio duma rua cheia de neve foi o conforto que encontrei, para gostar de Estocolmo assim que cheguei. E ver nevar… nunca me cansei de estar a janela e ver nevar. É das sensações mais apaziguantes que já tive.

E o frio obriga-nos a parar. Obriga-nos a entrar em todos os cafés e lojas, que nos parecem sempre amigáveis, calorosos. O melhor chocolate quente vem numa tigela gigante, que bebemos numa mesa de madeira velha, num café pequenino cheio de velas, algures na cidade velha. E há sempre uma manta, um cobertor em todas as cadeiras, para que nos sintamos em casa. No conforto das nossas casas.

E os lagos de Estocolmo estão gelados. Os milhares de braços do Báltico que banham Estocolmo congelam. Não há barcos, não há ligações ao enorme arquipélago de Estocolmo. Pois isso são outras maravilhas para se descobrir no Verão.